Gerente de Marketing

5 etapas para se tornar um gerente de marketing

Gestão / 15 Janeiro 2022 / Marketing

Alguns antecedentes úteis para especialistas em mídia social incluem negócios, marketing, publicidade, relações públicas, comunicação, psicologia, redação, falar em público e habilidades de foto ou vídeo.

Mas você pode se surpreender que os especialistas em mídia social também possam vir de origens tão diversas quanto ciência política, design de moda ou varejo. Neste campo, você pode começar de qualquer lugar, com pouca ou nenhuma experiência. Veja como:

1. Feche as lacunas de habilidade

Desenvolver algumas habilidades-chave de marketing servirá bem para você, e você não precisa obter um diploma universitário para aprendê-las. Os gerentes de contratação estão mais interessados em exemplos de gerenciamento de projetos, organização, boa comunicação, redação forte, adaptabilidade, vontade de aprender e capacidade de trabalhar de forma independente, bem como com uma equipe de marketing maior. Um diploma de bacharel é apenas a cereja do bolo.

2. Aprenda plataformas de mídia social e análise de marketing

Conheça os pontos fortes e fracos dos principais canais de mídia social: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e Pinterest. Estude como seus concorrentes estão usando essas redes sociais. Familiarize-se com as ferramentas para agendamento e publicação de conteúdo, escuta de mídia social, análise e muito mais. Mas lembre-se de que a familiaridade básica é apenas o primeiro passo. Você deve continuar a construir seu conjunto de habilidades.

3. Obtenha experiência de trabalho relevante

A melhor maneira de dominar o gerenciamento de mídia social é fazê-lo. Um estágio é um caminho. Outra opção é se conectar com pequenas empresas ou organizações sem fins lucrativos que precisam de alguém para gerenciar sua presença nas mídias sociais. Não tenha medo de fazer um trabalho gratuito enquanto estiver aprendendo, mas também certifique-se de traçar uma linha após a qual você deixará de trabalhar de graça e começará a cobrar dos clientes como freelancer ou começará a procurar esse papel assalariado.

Se você está mudando para uma nova carreira e não pode aceitar trabalho não remunerado no momento, as certificações on-line são outra boa opção de qualificação. Ou simplesmente crie sua própria conta de mídia social e comece a construir sua presença online! Depois de alguns meses, você poderá demonstrar sua capacidade de postar de forma consistente e aumentar seus seguidores.

4. Desenvolva um portfólio

Seu portfólio é a chave para o sucesso nas mídias sociais, esteja você trabalhando internamente ou como freelancer. Um portfólio demonstra seu trabalho e seu impacto. Lembre-se de que a experiência não precisa ser profissional: projetos de paixão e atividades paralelas podem ser uma maneira divertida de aprender o caminho das plataformas e descobrir as melhores estratégias para cada uma. Considere construir um site para mostrar suas postagens de mídia social de maior sucesso.

5. Divulgue-se para clientes em potencial

Se seu objetivo é conseguir uma posição assalariada trabalhando nas mídias sociais ou entrar no negócio como freelancer, você é uma marca, e sua capacidade de se comercializar como tal mostrará aos empregadores ou clientes que você também pode comercializar com sucesso seus produtos ou serviços.

Esteja ciente, no entanto, que a mídia social é um campo altamente competitivo. Em vez de se candidatar a empregos online, tente participar de conferências e eventos de pequenas empresas. Apresente-se pessoalmente. Dê às pessoas o seu cartão. Deixe-os conhecer sua marca cara a cara.

As mídias sociais estão em constante mudança. Plataformas e tendências vêm e vão. Os algoritmos evoluem. Os eventos atuais provocam novas conversas. Manter-se atualizado sobre novos canais é importante, mas é ainda mais importante estabelecer uma boa base. Existem muitos cursos respeitáveis on-line para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades em marketing. Explore os cursos de marketing da OmniBuy para começar.

Voltar ao Blog