Habilidades Fundamentais

As 10 principais habilidades fundamentais em marketing

Estratégia / 15 Março 2022 / Marketing

Sua especialidade o diferencia, mas existem habilidades críticas que o posicionarão para o sucesso em qualquer posição de marketing.

Aqui estão 10 habilidades fundamentais de marketing que nossos especialistas recomendam aprender.

1. Análise

Um bom profissional de marketing encontra o equilíbrio entre criatividade e pensamento analítico. Embora a criação de conteúdo de qualidade seja importante, você também deve entender quais esforços de marketing estão tendo sucesso ou falhando. A análise de dados fornece esse insight, se você souber usá-los.

2. Narrativa

Contar histórias é como você destila pensamentos, dados ou outras informações complexas sobre uma marca, produto ou serviço em algo que seja digerível para o seu público.

Copywriting, produção de vídeo, fotografia e design gráfico são meios comuns de contar histórias, e é bom dominar um ou mais deles; ainda melhor se você puder combiná-los para criar uma campanha integrada entre plataformas. Mas a peça mais importante é o gancho, e é aí que as habilidades de contar histórias são fundamentais.

Se você está tentando fazer uma campanha coesa, precisa ter um gancho. Seja um produto ou serviço específico, uma venda ou promoção atual ou uma comunicação de rotina para as partes interessadas sobre o valor de seu investimento.

3. Comunicação

Redundante dizer que os profissionais de marketing devem se comunicar com os clientes, atuando como um elo entre o público e a marca. Mas aprender a comunicação interna também é fundamental, seja entre os membros da equipe ou com a liderança da empresa ao apresentar o valor das campanhas ou recursos necessários. Você deve entender as necessidades de várias partes e agir como uma espécie de tradutor entre elas.

4. Gerenciamento de Projetos

Qualquer campanha de marketing pode envolver muitos cozinheiros na cozinha ao mesmo tempo, mas um grande projeto multifuncional requer um conjunto de habilidades ainda mais especializado. Além do gerenciamento pessoal do tempo, alguém tem que ser o operador de comutação que mantém todos os trens funcionando dentro do cronograma. Gerenciamento de projetos significa gerenciar um calendário para várias partes, priorizando e delegando tarefas e colaborando com outras funções do marketing, contratados e liderança da empresa.

5. Estratégia

A estratégia de marketing é a capacidade de olhar para frente e entender onde você pode ou não afetar a mudança e colocar recursos nessas áreas. Significa usar métricas e ferramentas de análise de dados e habilidades de análise de dados para construir um plano de longo prazo para o sucesso, alocando recursos onde eles podem ser mais eficazes.

6. Liderança

Boa liderança significa capacitar os outros com a liberdade de definir e atingir seus objetivos enquanto resolve problemas que beneficiam tanto a si mesmos quanto à organização.

7. Entendendo as principais funções de marketing

Não existe um único canal ou área de marketing que gere toda a receita. Otimização do mecanismo de pesquisa, e-mail, links de afiliados, publicidade paga, mídia social e muito mais contribuem para o resultado final. Copywriting, design, e-mail, marketing de conteúdo, relações públicas, relatórios, análises, branding criativo e interativo: saiba o que cada componente é e faz, e qual valor ele traz para a estratégia geral. Para atingir os objetivos da empresa, todos os barcos devem estar puxando na mesma direção, por assim dizer, e um deslize em qualquer canal pode afetar o sucesso de todos.

8. Copywriting

Não há substituto para uma boa escrita . Mesmo com o surgimento de vídeos, podcasts e mídias sociais para marketing online, uma escrita forte e emocionalmente evocativa continua sendo uma habilidade essencial para qualquer função de marketing.

9. Solução de problemas

Análise e solução de problemas andam de mãos dadas. Quando uma estratégia não está funcionando, os dados são a chave para a adaptação. Por exemplo, se a receita for afetada, a organização precisa descobrir por que isso acontece e o que fazer a respeito. Talvez o site não esteja recebendo tráfego suficiente. Talvez esteja recebendo tráfego, mas os clientes não estão convertendo. Talvez os desejos e necessidades do seu público tenham mudado e você deva adaptar seus produtos ou serviços para corresponder.

Nesse campo, as expectativas dos clientes e o cenário digital estão em constante mudança. A resolução de problemas e a adaptabilidade são a única maneira de se manter à frente da curva.

10. Experiência do usuário - UX

Os clientes compram produtos e serviços com os quais se sentem bem. Essa resposta emocional é impulsionada pela experiência do usuário (UX) . Se os clientes chegam ao site de uma empresa apenas para serem atacados por spinners de desconto pop-up, ou se a página inteira é um botão de ação, isso pode afastar os usuários rapidamente.

No outro extremo do espectro estão as marcas que dedicaram tempo para ouvir seu público-alvo: quais são seus valores e histórico? Qual problema a empresa está tentando resolver para eles? Se o produto for bom e o preço for justo, não serão necessários truques sujos para fazer uma venda.

A magia do UX é fazer com que as pessoas tomem a ação desejada de uma maneira que pareça natural e autêntica. Isso os leva pelo caminho que eles querem seguir sem forçá-los.

Com essas 10 habilidades, você estará no caminho certo para construir um forte conjunto de habilidades que pode abrir portas para oportunidades de marketing.

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