Habilidades Mídia Social

Construindo um conjunto de habilidades de mídia social fundamentado no marketing

Estratégia / 15 Fevereiro 2022 / Mídia Social

Seja qual for sua idade e nível de experiência pessoal, a transição para uma carreira de mídia social exigirá algum aprendizado.

Gerenciar sua própria conta de mídia social é muito diferente de gerenciar uma para um empregador ou cliente. Um gerente de mídia social bem-sucedido fica por dentro das tendências, plataformas e ferramentas de gerenciamento de mídia social para agendar postagens, monitorar análises e muito mais.

Em outras palavras, você deve abraçar o aprendizado ao longo da vida, se planeja permanecer nas mídias sociais a longo prazo ou espera avançar para outras funções de marketing no futuro, e se suas aspirações são em tempo integral ou freelance. Trabalhar em mídias sociais fornece uma ótima visão sobre uma ampla gama de funções de marketing e é uma plataforma de lançamento ideal para o setor.

Existem muitas habilidades e origens de marketing diferentes que podem informar de maneira útil uma carreira de mídia social, e muitas delas têm sua base no marketing geral. Aqui, escolhemos apenas alguns dos mais importantes para descompactar.

• Marketing de marca:

Para construir conexões duradouras com os clientes, as empresas devem estabelecer uma forte percepção da marca, e poucos caminhos facilitam isso, assim como as mídias sociais. A narrativa e os recursos visuais são a mecânica pela qual essa percepção e relacionamento são construídos, portanto, essas são áreas-chave para aprimorar as habilidades ao entrar em campo.

• Analytics:

Os dados estão lá fora. Você, como gerente de mídia social, deve saber onde recuperá-lo e o que fazer com ele. Você deve ser capaz de tirar conclusões de métricas como seguidores, visualizações de página, cliques, curtidas, compartilhamentos, comentários e impressões e formar um plano de ação em resposta.

• Relatórios:

Esta habilidade não se trata apenas de coletar e compartilhar dados com a liderança; trata-se de curadoria de dados. Você pode se preparar para o sucesso trabalhando com a liderança desde o início para determinar as metas e as métricas pelas quais você medirá o sucesso. Só então você pode criar metas, previsões e benchmarks úteis.

• Comunicação:

Você não é apenas a voz pública da organização, você também precisa trabalhar efetivamente com as partes interessadas internas para desenvolver e adaptar estratégias, bem como colaborar em todo o departamento de marketing.

• Copywriting:

Nada pode substituir uma boa storytelling e conteúdo. Seu copywriting deve ser conciso, evocativo e adaptado para o público ou plataforma apropriado. Uma experiência em copywriting criativo ou literário pode ser inestimável.

• Gerenciamento de projetos:

Habilidades organizacionais e de gerenciamento de tempo são fundamentais. Você precisa ser capaz de planejar com antecedência e publicar conteúdo de forma consistente, fazer malabarismos com projetos simultâneos, alinhar calendários e comunicar, colaborar e delegar aos membros da equipe de marketing.

• Design:

Embora não seja necessário ser um mestre em design gráfico, ajuda saber o básico. O social é, em última análise, um canal visual e altamente saturado – são necessárias imagens exclusivas para se destacar da concorrência. Especialmente em empresas menores, onde os profissionais de marketing de mídia social costumam ocupar muitas funções, uma compreensão das práticas e ferramentas de design é uma habilidade valiosa.

• Estratégia:

Como sua estratégia de mídia social se encaixa no quadro geral? Compreender o contexto, o público-alvo e a análise pode ajudar a transformar a mídia social em uma peça poderosa da estratégia geral de negócios de uma empresa.

• Atendimento ao cliente:

Um histórico em vendas ou atendimento ao cliente pode ser valioso, pois essas funções se sobrepõem a alguns componentes-chave do marketing, como conversão, conscientização e aquisição de clientes. Se você já trabalhou no varejo, entende a importância de atender prontamente às reclamações dos clientes, e a mídia social não é diferente: você deve estar preparado para mudar a qualquer momento para responder aos clientes ou desenvolver tendências.

E lembre-se, temos uma equipe de especialistas em nosso corpo de colaboradores, podemos atuar como o setor de marketing da sua empresa ou podemos atuar como uma agência de publicidade e marketing externa, aplicando estes e outras habilidades que estão disponíveis no mercado para um resultado ainda melhor.

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